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Além de ser benéfico para a saúde, optar por andar de bike pode
ser um meio de transporte mais econômico e politicamente correto para o meio
ambiente. Mas para tal prática ser mais difundida, projetos de ciclovias,
ciclofaixas e rota de bicicletas deveriam se tornar mais comuns. Saiba a
definição e as diferenças entre cada projeto:
1) CICLOVIA: Pistas para a circulação
exclusiva de bicicletas, pintadas na cor vermelha e sinalizadas por placas e
pinturas de solo. Podem estar situadas nas calçadas, em canteiros ou nas
próprias pistas por onde circula o tráfego geral de veículos.
2) ROTA DE BICICLETA: Ruas já utilizadas por
ciclistas que circulam nas bordas da via junto ao tráfego de veículos. Há
placas e pintura de sinalização alertando os motoristas sobre a presença e a
prioridade a ser dada aos ciclistas. Os carros devem circular a 30 km por hora.
As chamadas ciclorrotas, geralmente, estão situadas em vias onde é pequena a
presença de ônibus e caminhões.
3) CICLOFAIXA OPERACIONAL DE LAZER: São
faixas de tráfego situadas junto ao canteiro central ou à esquerda de ruas e
avenidas onde é permitida a circulação de bikes aos domingos e feriados
nacionais, das 7h às 16h. Há sinalização vertical e horizontal e a faixa para
as bikes é separada dos veículos por cones e cavaletes.
4) CICLOFAIXA DEFINITIVA: Funciona 24h, todos
os dias da semana. Tem como objetivo o estímulo ao uso da bike como meio de
transporte e destina-se a ciclistas experientes. Nos 3,3km da Ciclofaixa
Definitiva de Moema em SP por exemplo, as lojas e os locais para estacionar
veículos estão separados da via de bicicletas por uma faixa pintada no chão.
FONTE: Revista Bem –Estar Jan/Fev/Mar 2012
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